Consierge Médico

Nutri Day – Dia da Saúde e Nutrição

Comemorado em 31 de março, o Dia da Saúde e Nutrição tem como objetivo lembrar as pessoas de uma coisa muito importante: a relação que existe entre alimentação saudável, saúde e bem-estar.

A data traz um momento de reflexão e a oportunidade de começar a colocar em prática hábitos mais saudáveis como diminuir o consumo de alimentos industrializados e aumentar a ingestão de alimentos mais naturais.

Os resultados de duas pesquisas do IBGE – Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) entre 2003 e 2019, mostram que a população brasileira não vem se cuidando muito nesse quesito. 

A proporção de obesos no Brasil, por exemplo, na faixa etária dos 20 anos ou mais aumentou de 12,2% para 26,8%. Ou seja, muita gente tem colocado a saúde de lado e vivido de excessos, como o alto consumo de sódio, gorduras saturadas e açúcar.

O que muitas pessoas não percebem é que esse tipo de comportamento aumenta o risco de doenças crônicas e até mesmo o risco de infarto e derrame cerebral.

Como surgiu o Dia da Saúde e Nutrição?

O Dia da Saúde e Nutrição foi criado pelo Ministério da Saúde para reforçar e incentivar a discussão sobre a importância da alimentação na saúde na vida de uma pessoa.

A ideia é que a data ajude na mudança de hábitos alimentares das pessoas e traga um alerta para a melhoria da qualidade de vida e a saúde.

 

10 dicas para uma alimentação saudável

A alimentação tradicional brasileira é considerada rica em nutrientes e bastante variada. Porém, o ritmo intenso vivido nos últimos anos fez com que muitos hábitos alimentares saudáveis fossem deixados de lado. 

Pensando nessa realidade, o Ministério da Saúde criou o Guia Alimentar para a População Brasileira, com orientações e dicas de uma alimentação adequada e saudável. Confira!

  1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação
  1. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias
  1. Limitar o consumo de alimentos processados
  1. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados
  1. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia
  1. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados
  1. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias
  1. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece
  1. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora
  1. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais

Dia da Saúde e Nutrição na Med&Co

Tendo como base todas essas questões e em como elas são relevantes no dia a dia da população, a Med&Co, coworking de consultórios voltados para profissionais da saúde,  promoveu, nas cidades de São José dos Campos e Guarulhos, o Nutri Day, um evento beneficente que trouxe atendimento gratuito com nutricionistas para pessoas sem acesso a esse tipo de profissional. 

A ação reuniu as nutricionistas Ana Azevedo, Kellen Valentim, Andreia dos Santos, Aline Braga, Saula Rodrigues, Tatiane Hinkelmann, Nadja dos Santos e Jessica Clementino, que orientaram os pacientes em relação à mudança de hábitos alimentares e discutiram também a acessibilidade da nutrição para a população.

“Foi muito gratificante ter essa oportunidade de deixar um pouco da nossa profissão com essas pessoas, que muitas vezes não teriam acesso a uma consulta nutricional. Valeu muito a pena participar desse dia”, destaca a nutricionista Kellen Valentim.

Cerca de 40 atendimentos foram realizados ao longo do dia. Quem foi atendido também aprovou a iniciativa. “Gostei bastante do atendimento. As orientações foram muito esclarecedoras, e pude ampliar bastante meu conhecimento sobre alimentação saudável”, afirma Paulo Pires. “Foi muito boa essa experiência. Tivemos a chance de aprender bastante coisa e ainda fomos muito bem recepcionados”, confirma Gislândia Garcia.