google ads para médicos

Google Ads para médicos: o que é e como funciona

O Google Ads para médicos é uma ferramenta bastante utilizada nos dias de hoje por clínicas e consultórios de diversas especialidades para conseguir novos pacientes. 

Trata-se, na verdade, de uma estratégia muito usada por negócios tanto da saúde quanto de outras áreas, afinal, o Google é um dos maiores buscadores de produtos e serviços no Brasil.

O que muita gente nem imagina é que existem algumas orientações feitas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para que esses anúncios sejam divulgados e cheguem até os pacientes da melhor forma possível, sem esbarrar em problemas éticos.

Se você quer entender mais sobre esse assunto, como essa ferramenta funciona, suas principais vantagens e como ela deve ser utilizada pelos médicos, confira o post abaixo!

 

Afinal, o que é o Google Ads?

 

Antes de saber como funciona exatamente a ferramenta para médicos é interessante entender o que é o Google Ads.

Ele é a plataforma de anúncios do Google que ajuda as pessoas a encontrarem produtos e serviços em suas pesquisas de compra.

Em 2000, quando essa possibilidade foi colocada para o mercado, ela recebeu o nome de Google Adwords. Depois de uma repaginação, em 2018, passou a ser chamada de Google Ads.

Você já deve até ter visto esses anúncios que aparecem em destaque no Google. Eles são exibidos com a palavra “patrocinado” logo acima dos resultados de busca, e isso quer dizer que as pessoas pagaram para que o conteúdo aparecesse nessas primeiras posições do buscador.

 

Como funciona o Google Ads?

 

A grande sacada do Google Ads é que as empresas que anunciam têm a chance de se destacar dentro de um público específico.

Por exemplo, no caso de usar o Google Ads para médicos, você vai investir para que o seu anúncio apareça para um perfil de paciente que costuma frequentar o seu consultório.

“Um dos grandes trunfos do tráfego pago é a segmentação do anúncio para o seu público-alvo. Dessa forma, você pode direcionar para uma pessoa que está precisando de um tipo específico de especialista”, explica André Lima, Head de Marketing da Med&Co, uma solução de coworking de consultórios que dá suporte para profissionais da área da saúde.

Os anúncios podem ser veiculados de diversas formas como resultados na pesquisa feita no buscador por palavras-chave ou até mesmo banners e vídeos no YouTube.

“Além dessa alta capacidade de segmentação, você pode interpretar os dados de como você está convertendo esses pacientes. Os dados são fundamentais para verificar como anda a sua estratégia e o que precisa ser mudado”, completa André. 

A ideia é que você tenha total controle do valor investido, porque você define quanto pode gastar do seu orçamento com essa estratégia por meio de um sistema pré-pago. 

No vídeo a seguir, você pode ver como tudo isso acontece na prática com quem entende do assunto. 

 

Como utilizar o Google Ads para médicos?

 

Logo de cara, o processo pode parecer um pouco complexo. Mas, saiba que a prática torna tudo mais fácil, ok?

A parte que pode gerar mais dúvida é em relação ao tipo de informação que pode ser veiculada, por isso você pode acompanhar a seguir o que é permitido e o que é proibido pelo CFM:

 

O que pode

 

  • conteúdos de cunho informativo: quando você faz anúncios com informações relevantes, consegue atrair mais pacientes e, ainda, trazer conteúdo de valor que ajuda realmente as pessoas. Nesse caso, a recomendação é compartilhar dicas para manter uma boa qualidade de vida, por exemplo.

 

  • trajetória profissional: quando você divulga seu currículo, pode mostrar para os pacientes o seu nível de experiência e fazer com que os pacientes se sintam mais confiantes na hora de procurar a sua ajuda.

 

  • entrevistas informativas: a publicação de entrevistas em meios de comunicação também faz com que os profissionais da área da saúde consigam conquistar mais autoridade e ainda auxiliar com dicas importantes uma parcela da população que não tem acesso à informação de qualidade para manter o bem-estar.

 

O que não pode

 

  • garantia de sucesso em procedimentos: de acordo com o CFM, é considerada propaganda enganosa qualquer garantia de sucesso em tratamentos (isso é proibido).

 

  • postagens de antes e depois: materiais que mostrem esse tipo de coisa só podem ser publicados pelo próprio paciente. Mesmo com autorização, eles não podem ser utilizados pelo médico para fazer publicidade.

 

  • promoções: o Conselho também proíbe a divulgação de valores com o intuito de atrair mais pacientes.

     

     

  • métodos não conhecidos pelo CFM: os procedimentos feitos pelos médicos podem ser divulgados desde que sejam encarados como prática médica pelo Conselho.

 

  • consultorias: as ofertas de um serviço como consultor no lugar de uma consulta médica também são proibidas. 

 

O que é obrigatório

Segundo a Resolução CFM Nº 1.974/2011, algumas informações precisam, obrigatoriamente, estar em qualquer tipo de publicidade feita na área médica. São elas:

 

  • nome do profissional;
  • área de atuação;
  • número do registro no Conselho profissional;
  • número do registro de qualificação, se o profissional for especialista.

 

Se você quer saber mais sobre esse tema, Juliana Hasse, advogada especialista em Direito Médico, dá algumas dicas do que pode ser feito e ainda traz uma perspectiva sobre as redes sociais.

 

 

 

 

 

 

Quais são as vantagens do Google Ads para médicos?

Apesar das restrições que existem em relação à publicidade médica, é essencial entender que o Google Ads apresenta diversos benefícios para quem atua na área da saúde e busca a expansão do seu quadro de pacientes.

Veja a seguir algumas dessas vantagens:

 

Expansão de marca

Esse tipo de investimento pode trazer mais visibilidade para o profissional ou seu consultório, já que as campanhas segmentadas trazem a possibilidade de exibição de anúncios para as pessoas mais propensas a utilizar seus serviços. Isso tudo contribui para a construção da sua marca profissional e seu destaque no mercado.

Retorno rápido

Depois de criar as campanhas, os resultados costumam aparecer rapidamente. Como se trabalha com a segmentação de público, você pode perceber que os contatos em busca da sua clínica podem aumentar em pouco tempo. Para que isso aconteça de forma mais fluida, é preciso entender como atrair a atenção do seu público com as estratégias certas. 

Investimento focado

As campanhas no Google Ads para médicos são feitas de uma forma em que é possível destinar um valor específico para as campanhas com o objetivo de não comprometer o orçamento com isso.

 

Estratégia inteligente

A combinação de produção de conteúdo relevante, estimulando o tráfego orgânico, e a elaboração de anúncios, trabalhando o tráfego pago, é o cenário ideal para potencializar resultados e ter uma estratégia consistente. Não se esqueça disso!

 

E aí? Conseguiu perceber como o Google Ads pode ajudar um consultório ou uma clínica a atrair mais pacientes? Compartilhe com a gente nos comentários as estratégias que deram certo para você que está atuando na área da saúde!